‘Preparados para a nova realidade?’, pergunta vice-presidente do Facebook

Executivo da maior rede social do mundo esteve na Campus Party Recife. Alexandre Hohagen falou sobre a revolução do marketing de influência.

Grande destaque na Campus Party Recife neste sábado (28), Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina, trouxe em sua palestra um tom de proximidade e vontade de dialogar com as regiões menos favorecidas economicamente, como é o caso do Nordeste. Por cerca de 45 minutos, ele explicou ao público, formado em sua maioria por jovens com menos de 25 anos, por que a cultura empresarial do Facebook é um case de sucesso nos dias atuais.

“Não temos muitos níveis hierárquicos, estimulamos a reflexão e a capacidade das pessoas pensarem juntas. No meu time, por exemplo, todos podem questionar. Temos uma cultura informal, despojada”. Essa afirmação traduz o espírito da maior rede social do mundo, que já possui cerca de 955 milhões de usuários. O compartilhamento de ideias e fotos, feito que tornou possível fazer do Facebook uma base de dados diferente de todas as outras já existentes, esteve presente no espírito da palestra.

‘Fail harder’
Para o Facebook, alguns preceitos são fundamentais: “done is better than perfect” (feito é melhor do que perfeito, ou seja, é melhor sempre entregar mesmo que não esteja de acordo com as suas expectativas); “move fast and break things” (mova-se rápido e quebre coisas ou parâmetros), além do “fail harder” (erre feio). Há 15 anos, esses preceitos seriam inimagináveis no mundo corporativo.

Hohagen mostrou que existem três plataformas da empresa como empreendimento: as páginas, os anúncios e as plataformas. O publicitário-marketeiro-jornalista também falou da evolução do marketing e da comunicação. “Há 15 anos, ele [o marketing] era feito em 180 graus. Depois, passou para 360 graus. Agora, ele tem de ser feito durante 365 dias por ano. Este conceito de agências em 360 graus é o menos importante. O que não pode faltar é iniciar e manter uma conversa com as pessoas 365 dias ao ano”.

O executivo também explicou o conceito de sociedade da informação instantânea e que, nela, a tecnologia está mudando, mas o comportamento humano, não. Ele destacou ainda a importância das redes sociais nas estratégias de marketing e relações-públicas das empresas. Falou da indústria de games e o seu desenvolvimento pelo conceito do “social by design”. “Há uma mudança na forma de se comunicar nesta geração, que deixou de ser linear. Destaco ainda que hoje existe a capacidade e o poder de armazenamento de dados, além da conectividade. Isso mudou tudo”, afirmou.

Atualmente, a rede social possui 955 milhões de usuários, dos quais 540 milhões acessam o Facebook via celulares, smartphones e tablets. Além disso, 550 milhões dessas pessoas acessam o FB todos os dias. Hohagen finalizou a palestra questionando: “o mundo está mudando e mudando muito rapidamente, mas o comportamento humano, não. Vocês estão preparados para esta nova realidade?”.

‘Acredito no Recife’
Em entrevista ao G1, o executivo comentou a realização de um evento como a Campus Party fora do eixo Rio-SP. “Eu acho sensacional a experiência dessa descentralização. Recife é um polo de tecnologia no País. A importância de vir aqui e compartilhar a minha experiência é profissional e há uma satisfação pessoal nisso também. Gostaria de influenciar as grandes empresas do eixo Rio-SP para vir aqui também. Acredito no Recife. Conheço o trabalho do C.E.S.A.R e acho que está na hora de dar espaço às pessoas daqui focadas em desenvolvimento”.

Perguntado sobre o que seria necessário para quem está começando e deseja trabalhar com redes sociais, Hohagen ressaltou a importância de saber o que se quer. “Pensar sobre isso é uma coisa que a gente faz pouco. Nos EUA e na Europa, há uma cultura de orientar melhor os jovens para saber quais são as suas reais habilidades. Além disso, o conceito de empresa mudou. Não existem mais os níveis hierárquicos. Algumas pesquisas apontam que o que as pessoas consideram essencial hoje em dia é o ambiente de trabalho e a capacidade de inovar dentro das companhias”, finalizou.

Formado em Jornalismo e Publicidade, com mestrado em Recursos Humanos, Alexandre Hohagen começou a carreira em 1987, na área de comunicação e marketing da Dow Chemical Company, onde passou de estagiário a gerente de relações públicas para a América Latina. Em seguida, assumiu cargos de liderança em multinacionais como a Boehringer Ingelheim e do ABN Anro Bank. Em 200, ingressou no UOL (Universo Online), trabalhando em diversas funções, como chefe de vendas globais nos EUA e vice-presidente de publicidade e e-commerce. Depois, tornou-se gerente geral da HBO no Brasil, onde liderou as operações de vendas de publicidade em canais premium. Em 2005, foi convidado a implementar o Google no Brasil, como gerente geral da companhia.

A trajetória em uma das gigantes da tecnologia decolou em 2008, quando foi nomeado diretor geral para a América Latina, operação que envolvia mais de 20 países e escritórios na Argentina, Brasil, Chile, Colômia, Peru e México. Desde fevereiro de 2011, é o vice-presidente do Facebook na América Latina e responsável pela implementação da empresa na região.

Notícias relacionadas

Campus Party Recife 2017 cancelada Após cinco anos ininterruptos, Campus Party Recife 2017 é cancelada por falta de verbas. O evento que sempre reúne cerca de 20 mil pessoas foi cancelado para este ano, garantiu o Diretor-geral da Feira, Tonico Novaes. "Tentamos viabilizar o evento j...
Chegou a hora da Campus Party Recife A esperadíssima Campus Party Recife 2013 chegou com tudo pra felicidade geral dos campuseiros! Os portões do Chevrolet Hall e do Centro de Convenções já estão abertos esperando por vocês, e sabem o que temos de bom nesse primeiro dia? Simplesmen...
Campus Party Recife: menos de 200 ingressos disponíveis Os interessados em participar da Campus Party Recife 2 devem ficar atentos. Segundo a organização do evento de tecnologia e cultura digital, estão disponíveis menos de 200 ingressos para acompanhar a programação, que é formada por palestras, workshop...
Professor do CIn-UFPE é um dos curadores da Campus Party Recife O professor Kiev Gama, do Centro de Informática da UFPE, será um dos representantes do CIn na 2ª edição da Campus Party em Pernambuco, que ocorre entre os dias 17 e 21 de julho no Chevrolet Hall. Ele é curador da trilha Smart Cities na edição deste a...
Ingressos para a Campus Party Recife começam a ser vendidos Estamos na reta final para a segunda edição da Campus Party Recife que começa daqui a exatos 30 dias. Após o site oficial ser liberado e com ele diversas informações a respeito do evento, agora chegou o momento de reservar seu lugar. As vendas de ...

Publicado por

campus

Campos é um autor apaixonado por tecnologia. Possui diversos artigos publicados na internet.

31 comentários sobre “‘Preparados para a nova realidade?’, pergunta vice-presidente do Facebook”

  1. I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what all is required to get set up?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet savvy so I’m not 100% certain. Any tips or advice would be greatly appreciated.
    Many thanks

  2. Great – I shoսld certainly pronounce, imprеssed with your website.

    I had no trouble navigating through all tabs and related info ended up
    being truly ѕimpⅼe too do to access. I recently
    found wһat I hoped for befօre you know it at all. Ꭱeasonably unusսal.
    Іs likely to appreciate it foг those who add orums or anything, web site tһeme .
    a tones way foor yoᥙr client too communicate.

    Exсellent task.

  3. Greetings from Ohio! I’m bored to tears at work so I decided to
    check out your site on my iphone during lunch break.
    I really like the knowledge you present here and can’t wait
    to take a look when I get home. I’m surprised at how fast your blog loaded on my phone ..
    I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, fantastic site! https://forumyazicioglu.com/index.php?topic=204117.0

  4. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how could i subscribe for
    a blog site? The account helped me a acceptable deal. I had
    been tiny bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea

  5. After going over a number of the blog posts on your blog,
    I truly appreciate your way of writing a blog.
    I book marked it to my bookmark webpage list and will be checking back in the near future.
    Please check out my website too and tell me how you feel.

  6. Hiya, I’m really glad I have found this info. Nowadays bloggers publish only about gossips and net and this is actually frustrating. A good blog with interesting content, that’s what I need. Thanks for keeping this web-site, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Cant find it.

  7. May I simply just say what a relief to find a person that truly understands what they are talking about on the net.
    You actually realize how to bring an issue to light and make it important.
    More and more people ought to look at this and understand this side of your story.
    I was surprised that you’re not more popular given that you definitely have the gift.

  8. Simply wish to say your article is as surprising. The clarity in your post is simply cool and i could assume you’re an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please continue the gratifying work.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *